quarta-feira, 2 de março de 2011

Esperando a quarta-feira de Cinzas


Hoje é quarta-feira de fogo, mas eu não vejo a hora de chegar a quarta-feira de cinzas.

Não, não é que eu seja inimiga do carnaval. Inclusive já brinquei muito: em clubes, nas prévias, nos blocos.... fui até à Olinda em plena terça-feira de carnaval... Portanto, vou falar com conhecimento de causa.

E, como um véu que se descortina, como uma máscara que cai, gostaria de revelar algumas verdades que encontrei por trás da fantasia do carnaval.


A primeira delas: o brasileiro adora carnaval.

Não acredito. Na paraíba, por exemplo, o maior bloco de arrasto disse ter registrado cerca de 400 mil foliões no desfile do ano passado. Mas, a população paraibana conta com mais de 3 milhões e 600 mil cidadãos.

Portanto, a maioria da povo não foi para a rua ou por que não gosta de carnaval ou por que não se reconhece mais nessa festa dita popular.

Segunda falsa verdade: o carnaval é uma festa genuinamente brasileira.

Não, não é. O carnaval, tal como o conhecemos, surgiu na Europa, durante a era vitoriana, e se espalhou pelo mundo afora, adaptando-se a outras culturas.

Quarta falsa verdade: É uma festa popular.

Balela! O carnaval virou negócio – dos ricos. Que o digam os camarotes VIP, as festas privadas e os abadás caríssimos, chamados "passaportes da alegria".

E quem não tem dinheiro para comprar aquele roupinha colorida não tem, também, o direito de ser feliz??? Tem não.

E aqui, na Paraíba, onde se comemoram as prévias não é muito diferente. A maioria dos blocos vive às custas do poder público e nenhuma atração sobe em um trio elétrico para divertir o povo só por ser, o carnaval, uma festa democrática.

Milhões de reais são pagos a artistas da terra e fora dela para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa.

Muitas coisas, hoje, me revoltam no carnaval.

Uma delas é ouvir a boa música ser calada à força por "hits" do momento como o "Melô da Mulher Maravilha", e similares que eu nem ouso citar.

Fico indignada quando vejo a quantidade de ambulâncias disponibilizadas num desfile de carnaval para atender aos bêbados de plantão e valentões que se metem em brigas e quebra quebra.

Onde estão essas mesmas ambulâncias quando uma mãe de família precisa socorrer um filho doente? Quando um trabalhador está infartando? Quando um idoso no interior precisa se deslocar de cidade para se submeter a um exame?

Me revolto em ver que os policiais estão em peso nas festas para garantir a ordem durante o carnaval, e, no dia a dia, falta segurança para o cidadão de bem exercitar o direito de ir e vir.

Mas o carnaval é uma festa maravilhosa! Dizem até que faz girar a economia. Que os pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas, seu churrasquinho....

Se esses pais de família dependessem do carnaval para vender e viver, passariam o resto do ano à míngua.

Carnaval só dá lucro para donos de cervejaria, para proprietários de trios elétricos e uns poucos artistas baianos. No mais, é só prejuízo.

Alguém já parou para calcular o quanto o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por foliões embriagados? Quantos milhões são pagos em indenizações por morte ou invalidez decorrentes desses acidentes?

Quanto o poder público desembolsa com os procedimentos de curetagem que muitas jovens se submetem depois de um carnaval sem proteção que gerou uma gravidez indesejada?

Isso sem falar na quantidade de DST’s que são transmitidas durante a festa em que tudo é permitido!

Eu até acho que o carnaval já foi bom... Mas, isso foi nos tempos de outrora.

586 comentários:

  1. Faço das suas indignações as minhas!

    ResponderExcluir
  2. Tatiana LearthMar 2, 2011 03:46 PM

    Rachel, achei seu texto fantástico. Embora não concorde com todas as idéias, concordo que, no geral, vc tem razão. Mas não vamos ser tão literais. Afinal, graças a Deus que nem todo mundo gosta de folia. E, pelo menos a maioria dos que conheço que não gosta mais de carnaval, adorava quando jovem. Queira Deus que todos possam brincar com mais segurança e menos drogas. O resto é resto.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo!!! Sintetizou muito bem em um único texto várias verdades que se encontram espalhadas pelas mentes e bocas de poucos lúcidos que perambulam pela massa inerte que é levada pelo marketing de massa imposto nas propagandas de tv e jornais e nos cartazes coloridos por aí...
    Parabenizo pela coragem de utilizar um veículo de comunicação de massa, com uma das melhores audiências da tv pataibana para expressar uma visão tão inteligente!!!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional o teu comentário, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo texto! E, além de tudo perfeitamente colocado por você, ainda citaria a imensidão de lixo emporcalhando a cidade.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de te ler Rachel. Nunca é demais lembrar o outro lado da moeda deste grande negócio que é o carnaval. A felicidade pede sossego. Bom saber que a inteligência e a sensibilidade não foram sobrepujadas pelo nefasto mercado midiático. Te visitarei outras vezes.

    ResponderExcluir
  7. de forma clara e objetiva o verdadeiro sentido do carnaval escondido por trás do circo.

    ResponderExcluir
  8. por isso que o sbt só afunda afunda afunda ...

    essa é mais uma mal comida remanescente no sbt explanando sua indignação do mundo de uma forma bem maquiada.

    ResponderExcluir
  9. Texto fantástico!
    Adorei a sua crítica.

    ResponderExcluir
  10. Rachel, não conhecia o teu trabalho. Virei admirador. Quanta lucidez! Está bombando no FaceBook.

    ResponderExcluir
  11. Socorro FernandesMar 4, 2011 03:23 AM

    Sensacional, Rachel. em seu texto você falou o que a mioria pensa mas que por diversos motivos não têm coragem de expressar.

    ResponderExcluir
  12. Pena que os empresários que lucram no carnaval são os mesmo que possuem os meios de comunicação em massa (que também lucram horrores no carnaval).
    Parabéns pela coragem de ter publicado esse texto.

    ResponderExcluir
  13. Texto interessante. Também não gosto de Carnaval.
    Mas cadê a terceira verdade??? Pulou da segunda pra quarta. Ninguém percebeu?

    ResponderExcluir
  14. Excelente artigo. O que você mostrou já estava na cara das pessoas a muito tempo... só que o povo não percebe as coisas claramente. Assim coagimos com as mentiras dando uma de desentendidos. Ótima colocação a sua... sem dúvidas, o seu é um bom blog a ser seguido.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. luciano batistaMar 4, 2011 07:36 AM

    Olá Rachel...
    Apenas duas coisas, primeira: você poderia ter dado mais consistência a sua fala, isto é, ter fornecido números para a desinformada população paraibanos acerca dos resultados sempre negativos causados pelo carnaval (ONGs, samu, secretarias de saúde, delegacias, PRF, PM, PC etc; poderiam contribuir...). Segundo, o carnaval faz girar sim nossa economia, no entanto, o lucro político e do capital em geral é indubitavelmente adquirido sob a exploração de milhares de pais de famílias. Mas, sabe de uma coisa, nossa sociedade não vai mudar, trata-se de coisa milenar...
    Gostei da sua ousadia. Isso faz bem a democracia.
    Luciano Batista (professor universitário e educador popular)

    ResponderExcluir
  16. Pra mim só tem uma palavra pra descrever o seu texto : Perfeito!
    Foi falado tuuuuudo o que precisava ser dito sem precisar descer o nível ou descer do salto!
    Parabéns mesmo. Clap, Clap, Clap. Te aplaudo de pé!
    :D

    ResponderExcluir
  17. luciano batistaMar 4, 2011 07:55 AM

    Quando a folia termina, a busca por informações sobre contágio, sintomas e tratamento da aids explode nos telefones do Disque AIDS de qualquer Estado Brasileiro. Aliás, a procura por informações crescem em até 60 % só em São Paulo.

    ResponderExcluir
  18. Lembrarei-me do video/comentário, durante os festejos de Momo; e principalmente dessa Scheherazade paraibana! Ta tudo certo, tudo bem colocado... mas lembrando também que havendo educação e infraestrutura adequada, o carnaval ainda pode ser ótimo!

    ResponderExcluir
  19. O quanto você estudou sobre o carnaval para querer falar com tanta propriedade sobre este evento cultural brasileiro? Você acha que tem propriedade de causa porque já foi algumas vezes à festa e porque foi à Olinda em plena terça-feira de carnaval? Por favor... Você gostaria de revelar verdades? Então você conhece a verdade, você é do tipo que está cheia de verdades para revelar... interessante.

    Quando se diz que brasileiro adora carnaval, não duvido muito disso. Eu, particularmente não gosto, por minhas próprias razões. Agora, tirar a conclusão de que o brasileiro de uma forma geral não gosta porque no seu Estado foi contabilizado (não sei como, por quem e de que maneira foram colhidos esses dados) que 400 mil foliões existem dentre 3 milhões e 600 mil paraibanos. Ora, e os que viajam para carnaval em outros Estados, os que fazem carnaval em família, os que fazem festas nas casas de amigos? Esses dados não revelam essa verdade que fosse quer deslumbrar.

    Essa questão de ser genuíno ou não, ora, que grande besteira. O que diabos é genuinamente brasileiro? Somos uma mistura maluca que trás tradições do mundo inteiro. E nós nos valemos desses caldos e retransformamos, damos energia, cor, beleza. Ah, a tropicália é nossa? É sim. Mas não veio do nada. Vá lá estudar um pouco pra saber.

    Sobre ser uma festa popular, conheço diversos municípios em que a festa é popular, que segue tradições antigas e que agrega gente de todas as classes sociais. Carnaval virou negócio de rico em alguns eventos, daqueles que passam mais na televisão e nos quais se vendem abadá (nesses que você foi). Carnaval não é só isso. E ninguém precisa daquela roupinha pra ser feliz.

    Essa ideia de festa democrática, olha, o brasileiro realmente precisa entender melhor o princípio da igualdade, como bem o explica o professor Roberto Damatta. O brasileiro não se mistura muito, isso é verdade. O indivíduo, muitas vezes, quando sobe de estrato (classe?) social muitas vezes segrega-se daquele antigo meio social e acaba sendo excludente também. E aí cada um quer ter seus ambientes diferenciados. É triste, eu sei, mas isso não é culpa do carnaval.

    ResponderExcluir
  20. pegue um assunto popular + palavras eufóricas + espaço na tv + moça corajosa = polêmica na internet!

    veja o canso da sandy com a cervejaria!! ah, brincadeira...tô falando de ti mesmo.

    generaliza não moça...pq se for assim, dou total apoio ao que "Cacerenga" disse.

    Emily.

    ResponderExcluir
  21. Sabe o ópio do povo? Então... a ótica é sustentar, simples assim e não há indignação que resolva.

    ResponderExcluir
  22. PARABÉEENS : )
    Você fez do seu trabalho de forma excelente, incrível como você traduziu o meu sentimento e o de muitos que são revoltados com coisas que ocorrem durante ou por causa de. Continue assim e não se conformando com tudo que fazem o querem que você faça. : ) Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  23. Eu virei seu fã. O Brasil precisa de mulheres lindas e conscientes como vc. Porque o negócio está ruim! Me apaixonei.

    Rafael Lee.27 anos.Advogado.SP-capital.

    ResponderExcluir
  24. Eu concordo, da primeira palavra ao ponto final. E digo que ainda acrescentaria umas 30 páginas ao seu texto. A minoria esmagadora que não concorda com essa palhaçada que é o carnaval precisava de alguém publicando um texto como esse. Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Raquel pelo brilhante artigo.
    Todo cidadão brasileiro inteligente concorda com você.
    Infelizmente vivemos em um país que ser inteligente é fazer música com apenas uma palavra sendo repetida 1000 vezes faz sucesso (principalmente nessa época de carnaval), passando a ganhar rios de dinheiros.
    Pouco vê músicas que tratam de problemas sociais no Brasil, e assim formando um geração de jovens que ao invés de reivindicar seus direitos nas ruas, vai pra rua para fazer um “rebolation”, nossa juventude hoje e mais preocupada em ir pra ruas mostrar sua sexualidade de que ir pra ruas mostrar sua cara contra os corruptos que outrora foram os CARA PITADA.
    Gastam rios de dinheiros pra bancar o carnaval, mas poucos gastam com saúde e educação, chegando muitas vezes a tirarem recursos dessas áreas para custear tais gastos.
    Sempre fui admirador do seu trabalho Raquel,
    Você foi muito feliz ao escrever este texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Estou aqui em Salvador, alvo de boa parte da crítica sobre a festa "democrática" do carnaval. Não posso falar com propriedade de outros estados e nem posso encher a boca para falar de números ou estatísticas, pois não me cabe. Não sou jornalista, analista política, ou qualquer outro ista. Mas, sou sim, uma cidadã baiana que vive essa realidade a qual você, Rachel, descreveu muito bem. Me senti aliviada de ver uma postura tão clara e tão definida do impacto social que essa festa causa. É uma tristeza estar voluntária ou involuntariamente exposta a isso sem ter voz! Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Bom, acabo de assistir ao vídeo onde praticamente o mesmo texto é lido por você, com algumas poucas modificações, não sei exatamente em que programa jornalístico.

    Não conhecia o seu trabalho, mas garanto que passarei a acompanhá-lo de perto agora. Esta simples crítica foi o suficiente para me fazer virar um "fã" =D.

    Texto muito bom, acho difícil surgir um texto com consistência defendendo o carnaval ou rebatendo sua crítica.

    Parabéns pelo trabalho, espero por mais críticas interessantes no futuro....

    ResponderExcluir
  28. Extraordinário! É imperativo que se destaquem estes fatos ainda mais nesta época em que o país simplesmente fica paralizado.

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Sou o dono do blog
    http://CONTROLEDAVERDADE.BLOGSPOT.COM/

    O Post sobre o carnaval foi sensacional, mas há algo que é muito pouco ou quase nunca falado na mídia.

    Você já ouviu falar na Nova Ordem Mundial?

    Fico feliz em compartilhar essa informação com você. Não espero que você faça uma reportagem sobre isso, mas que apenas entenda a verdade.

    Qualquer coisa espero poder ajudar.

    Abraços

    :=)

    ResponderExcluir
  30. Puxa, pensei que só eu e mais uma meia dúzia de pessoas pensavam dessa forma. Parabéns, acredito que como eu, muitas pessoas devem ter te "enchido a paciencia" por causa de sua opinião sobre: A MAIOR FESTA POPULAR DO PLANETA. Enfim somos hoje um país de Tiriricas e pelo visto continuaremos sendo.

    ResponderExcluir
  31. Javier FigueredoMar 4, 2011 03:56 PM

    Felicitaciones!
    Espero pueda comprender lo que escribo.
    Soy argentino viviendo en esta ciudad hace ualgún tiempo, y realmente me sorprendió que una periodista dijese una verdad (cada uno puede tener la suya) demostró mucho valor y transmitió su opinión de una manera que estoy seguro muchos otros colegas suyos no tendrían el valor de hacerlo quizas.

    Un fuerte abrazo y continúe con ese profesionalismo.

    ResponderExcluir
  32. Gostei do seu comentario, ha se esses cegos enchergaçem a verdade!!!!deve ser por isso que criaram a lei q os alunos ñ podem ser reprovados para manter a populaçao ignorante.

    ResponderExcluir
  33. Olha, o teu vídeo está fazendo o maior sucesso aqui no Rio Grande do Sul.
    Acredite, não é só tu que pensas desta forma, a maioria que encontro nas ruas pensa o mesmo, em gastos feitos para o carnaval, no quanto se perde com tudo isso!
    Parabéns ao texto!
    Espero ve-la comentar mais, pois o país precisa de pessoas com opiniões fortes!
    Grato!

    ResponderExcluir
  34. Adorei o video no youtube !!!
    Isso é o Brasil que ninguém quer ver !!

    ResponderExcluir
  35. Onde eu assino?
    E olha que você nem falou da pornografia, do incentivo ao turismo sexual, do tudo é válido no carnaval, tudo é brincadeira, tudo pode...
    A verdade é que acho o carnaval uma festa de Babacas e que gasta nosso dinheiro. E agora tem a modalidade Carnaval Universitário.
    Minha marchinha de carnaval é: "Tomara que chova três dias sem parar", que na verdade poderiam ser os 5.
    Não dá para assistir nenhuma programação de tv esses dias, o assunto é o mesmo, carnaval, carnaval, acidentes idiotas de carnaval... Tenho vontade de sumir! Desligar tudo.

    ResponderExcluir
  36. Jornalista perfeita. Exemplo para a Paraíba e para o Brasil.

    ResponderExcluir
  37. Muito legal sua fala, a crítica também deve ser feita nesta época de tanta propaganda da folia, mas cuidado pra não cair em moralismos, e não descarte as ideias do colega 'Cacerenga' - agregue, complete, contra-argumente. No mais, parabéns!

    ResponderExcluir
  38. Parabens menina. Disse tudo e disse bem.Carvaval ja deveria ter desaparecido dos costumes de um povo que se diz civilizado;Pra mim só serve pra tirar alguns dias de folga do trabalho em qu fico em casa em paz com a familia.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns, Rachel, pela clareza e inteligência na exposição de suas ideias. Compartilho inteiramente com o seu pensamento, embora saiba que podemos não estar absolutamente certos em tudo.

    ResponderExcluir
  40. Caramba! É bom vê que ainda existem gente de coragem neste mundo. Parabens, texto excelente; idéias próprias... muita personalidade. Estou contigo.
    PS.: Ah, e vc ainda forma a combinação perfeita de certas características que embelezam uma mulher.

    Alderlei Almeida

    ResponderExcluir
  41. FAÇA MINHAS PALAVRAS A SUAS.
    HOJE OS GRANDES EMPRESÁRIOS LUTA DE TODA FORMA, DIZENDO QUE CARNAVAL E FESTA LINDA, MAIS PODRE.
    ONDE TEM SUAS CONSEQUENCIAS MESES DEPOIS COM GRAVIDEZ INDESAJADA, DOENÇAS, E TANTAS OUTRAS.
    ORÇAMENTO DO GOVERNO É CORTADO PARA MUITA COISAS, MAIS PARA CARNAVAL, SEMPRE TEM.
    PAGANDO MUITO ALTO OS VALORES E COMO VC MESMA DISSE QUE GANHA MUITO SÃO ELES DONOS DE CEVERJARIA E TRIO ELETRICOS E POUCOS CANTORES DE SALVADOR.
    PARABÊNS PELA CORAGEM DE FALAR QUE PRECISAM OUVIR.
    DEUS ABENÇOE FICA AQUI MINHA INDGNINAÇÃO.

    ResponderExcluir
  42. Meus parabéns ótimo texto,que com clareza,simplicidade e profundidade revela o que realmente está por detrás desta suposta "festa brasileira",que ano após ano só vem deixando um rastro cada vez maior por onde passa, um rastro de muitos prejuízos não somente para a sociedade em geral ou para foliões que se expõe a tudo aquilo que essa festa levanta como bandeira ,mais também aos cofres públicos e porque não dizer o bolso de quem realmente merece ser respeitado: o cidadão.

    ResponderExcluir
  43. menina, achei o seu comentario politicamente correto, demais!!!

    ResponderExcluir
  44. Cacerenga, você não compreendeu o cerne crítico da brilhante jornalista, sugiro que você releia o texto e, posteriormente, torne a tecer um novo comentário

    ResponderExcluir
  45. É isso ai Rachel, adoro gente como vc q mete a boca e fala umas verdades bem puras e realistas.
    Pq o povo não se mobiliza assim pra ir lá em Brasília ordenar para cortarem impostos, pegar político corrupto e chutar a bunda deles, ordenar que mudem as leis criminalisticas super ultrapassadas. É um povo medilcre e ignorante mesmo e a S/A Carnaval e cerveja só no lucro.
    Parabéns Rachel.

    ResponderExcluir
  46. PARABÉNS, SEMPRE SOUBE QUE DEUS ESTAVA LEVANTANDO MULHERES INTELIGENTES NESSE PAÍS. VOCÊ É UMA DEMONSTRAÇÃO DESSA VERDADE. USOU ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO TÃO EFICÁZ PARA PROMOVER A VERDADE E A VERDADEIRA LIBERDADE QUE ELA TRAZ. VOCÊ PROVOU QUE AINDA EXISTEM PESSOAS SENSATAS NESSA PAÍS E QUE FAZEM DO SEU TRABALHO UMA PROMOÇÃO PARA AQUILO QUE É JUSTO E PURO. MEUS PARABÉNS E QUE DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE. VOCÊ É UMA GRANDE MULHER!

    ResponderExcluir
  47. Raquel, vejo que nem todos compreenderam o seu ponto de vista...

    Enfim! Tudo o que disse no TN e o texto acima foi a mais pura verdade, palavras escolhidas com propriedade. Faço das suas as minhas palavras!

    Toda a minha família admirou a sua postura - ainda comemoro a lembrança saudável dos Carnavais genuínos, da alegria de um baile de máscaras onde as pessoas se conheciam e respeitavam mais do que hoje.

    Hoje em dia, as máscaras são outras e uma delas caiu hoje. Parabéns, querida!

    Como eu disse, é por jornalistas assim que ainda acredito no Jornalismo.

    ResponderExcluir
  48. Parabens, concordo com vc, em vez do Estado dar milhões de reais para refazerem as fantasias, esse dinheiro deveria ser dado p socorrer quem realmente esta precisando refazer sua vida por que sofreu com as enchentes dos rios ou pelos que sofrem com a seca no sertão ou p os que perderam tudo a consequencia dos deslizamentos de terras na região serrana do Rio.
    E só observar que depois de cada temporada de carnaval os numeros de pessoas acidentadas, feridos por brigas de rua, pessoas que passam a consumir drogas e bebidas alcolicas sobe assustadoramente, isso sem contar como vc disse, as mulheres que engravidam como consequencia de uma aventura e os que se contagiam com a AIDS. E um prejuizo enorme para todos, e muitas das vezes para sempre.Isso e uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  49. Rachel...
    Fiquei sabendo do seu comentário sobre o carnaval através do site da Bol e quando li gostei muito. Não sou conhecedora da "folia", na verdade nunca me atraiu... sempre achei fútil e banal, como a maioria das coisas que a minha geração faz! Nesses dias prefiro me dedicar a atividades mais culturais e proveitosas para o resto do ano que não espera ninguém se curar das bebedeiras e das outras consequências, que por vezes não passam depois da quarta-feira de cinzas. Imagine aê se esses dias fossem usados para realização de ações sociais e humanitárias... e se toda essa renda realmente ajuda-se a equilibrar as desigualdades do nosso país... Enfim: depois da folia e das cinzas... tudo volta para o mesmo lugar e os lucros circulam pelos mesmos bolsos..
    Isso sim é o carnaval!!!

    ResponderExcluir
  50. Otimo texto faz muito tempo que li uma crônica tão bem produzida e fundamentada, parabéns!!

    ResponderExcluir
  51. Concordo com você!!!!!! Disse tudo que eu queria dizer. Essa falsa alegria é mera aparência prá enganar o povo. Eu também tenho a mesma percepção da realidade que você. No carnaval vou ao contrário de tudo que está por aí. As ambulâncias tem que atender aos bebados e deixar as pessoas que precisam sem assistência. Vou acompanhar sempre o seu blog. O melhor de tudo é ver uma jornalista com coragem de falar a verdade!!!!!

    Amilcar Navarro

    ResponderExcluir
  52. Caro Enockandrade, o problema é que quem não gosta de porcaria, digo, de folia, é obrigado a aguentar, pois isso é enfiado goela abaixo de todos, em todos os cantos! Esse é o problema. Gostar de folia não é problema, exigir que todos gostem é.

    Por isso parabenizo a Rachel pela coragem de falar o que infelizmente uma minoria gostaria de poder falar.

    ResponderExcluir
  53. Cacerenga, vai ali na rua e veja o "carnaval em família" da minha cidadezinha de interior de MG... Creu e cia é carnaval de família? Não sou moralista, mas tem coisas absurdamente ridículas nessa coisa que chamam de festa.

    ResponderExcluir
  54. O que acho pior de tudo não é gostar do carnaval. É não respeitar quem não gosta.

    ResponderExcluir
  55. Eu apóio....festa de rico com músicas ofensivas...perdeu totalmente às origens...Deve acabar, reformular e recomeçar...

    ResponderExcluir
  56. Rachel, vc tá de parabéns. Mas um tal de cacerenga, que com certeza tem participação nos lucros do evento, em seu comentário, esqueceu de comentar a respeito do lixo que fica nas ruas e principalmente os serviços públicos que são prestados aos foliões bêbados ou não, os quais são eficientes, mas que para a população, no seu dia-a-dia, está precaríssimo. Essa pessoa é quem precisa abrir a janela, ver melhor os jornais para conhecer a realidade brasileira.

    ResponderExcluir
  57. ESSA LINDA JORNALISTA FALOU TUDO QUE É VERDADE. ADOREI O SEU ARTIGO...
    SE PUSESSE ELA NO JORNAL NACIONAL ELA SERIA ESCORRAÇADA NA GLOBO NA PRIMEIRA SEMANA. ELA FARIA UMA BELA DUPLA JUNTAMENTE COM A MARIA LÍDIA FLANDOLI DO JORNAL DA GAZETA, POIS ELA TAMBÉM TEM COMENTÁRIOS MUITO BONS.

    ResponderExcluir
  58. Fiquei analisando todos os post e comentários, observando que, a maioria deles, são de apóio e de concordância com as palavras desta repórter. Agora, vendo alguns, me senti tremendamente indignado, como é o caso deste tal cacerenga, que perturba o verdadeiro pensar democrático. Em primeiro lugar, o carnaval foi uma festa fundada pela igreja católica e que se espalhou pelo mundo inteiro, esta deplorável "farra" em que se transformou o carnaval, estabeleceu-se neste país, que já sofre com bastantes defeitos, para desvalorizar ainda mais esta nação de longinquas terras, porém, de reduzido pensar. Democracia não é maioria como todos pensam e sim consenso, esta sim, é a verdadeira democracia grega. Esta diz que, o carnaval, representa o estado deplorável em que se encontra esta população, onde poucos são criados com senso de crítica e pensamento intelectual. Aplaudo esta atilada mulher pelas suas palavras, e oxalá muitas destas cabeças pensantes não só expressem pareceres nobres senão também que atuem até atingir o objetivo principal que é trazer a verdade às pessoas.

    ResponderExcluir
  59. Stephane GuilherminoMar 4, 2011 09:23 PM

    Falou bonito!

    Por isso que esse país não vai pra frente, o povo como sempre fica omisso diante de tudo isso. O Brasil só funciona mesmo depois do Carnaval. Prova disso é que eu trabalhon numa consultoria de TI, desde dezembro do ano passado estamos com demanda baixíssima porque o pessoal do banco vai esperar até o Carnaval pra começar a mandar as tarefas.

    Para o bem do Brasil essa "festa" deveria acabar. E nunca mais voltar!

    ResponderExcluir
  60. boa cacerenga (do ultimo comentario), concordo bastante com vc

    ResponderExcluir
  61. Parabéns Rachel! Seu texto é formidavel, fico feliz por ler algo do tipo, pois no mundo de hoje, são poucas pessoas que tem esta percepção e coragem de se expor de tal maneira.
    Olha que sou do Rio de Janeiro, detesto carnaval, bailes funk, boates etc... Pra mim em tais locais existe muitas pessoas que querem usar e serem usadas, e mulheres que são vulgares, que envergonham o nosso Brasil.

    Sortudo é aquele que te tem ao lado.

    Abraços e Sucesso!

    ResponderExcluir
  62. eh isso ai..odeio assistir a rede globo e outras emissoras em epoca de carnaval! so falam disso..a midia poe o canarval como a coisa mais importante para o brasileiro (apesar de q alguns achem isso)e vai so piorando!! ridiculo essas mulheres nuas se exibindo por ai.o que um pai de 1 'rainha' de escola de samba pensa ao ver a filha nua, para euforia dos marmanjoes

    ResponderExcluir
  63. Sou de São Paulo, e compartilho do mesmo pensamento, se bem que, tudo que disse é fato !
    Que bom que suas palavras estão circulando pela World Wide Web e não estão sendo "abafadas" pela média digital !

    Parabéns, já publiquei sei o trecho do jornal Tambaú no facebook, orkut entre outros, quanto mais pessoas lerem, mais "?" teremos !

    Abraço.Virei seu fã!

    ResponderExcluir
  64. "Mal comida", sr. anônimo?

    Mal comido é vc, que não arrumaria uma mulher como ela nem que tivessa a fortuna do Bill Gates.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  65. Acabem com o carnaval da PB!!
    Eu sou carioca curto meu carna na SAPUCAI e não gasto 00,1 cent só o que eu consumo.
    Coloquem tds os paraibanos p/ construirem prédios, casas, pontes e viadutos pq qnd eu for de férias quero a cidade limpa e sem congestionamentos.
    Sr. Bousquet.

    ResponderExcluir
  66. Falou Bonito, já morei na Paraíba e sei o quanto "Pobre" é o estado mais sempre tem dinheiro pra Festa... de Patos a Campina seja no São João ou Carnaval e tudo Bonito... em quanto Cajazeiras e Souza ou mesmo as Grande como JP ou Campina estão a míngua em vários setores... Mais é assim que o Mundo Gira se todos tivessem consciência... mas não

    ResponderExcluir
  67. PRECISAMOS DE MAIS PESSOAS COMO ESTA PARA PROCLAMAR VERDADES SOBRE OS TELHADOS DESSA NACAO !!! PARABENS... Otimo texto... Faco das suas palavras as minhas...

    ResponderExcluir
  68. ROBERTO CABRALMar 4, 2011 11:11 PM

    Roberto Cabral
    Concordo plenamento com tudo que voce falou.
    Acrescentaria a terceira verdade que voce esqueceu:
    AS DROGAS - NÃO SÓ NO CARNAVAL, MAS TAMBEM NAS MICARETAS E OUTRAS DO GÊNERO - NESTES MOMENTOS A INDUSTRIA(VERDADEIRO CARTEIS) É COLOCADO A VENDA ABERTAMENTE PARA OS MAIS ABASTADOS COM COCAINA E OS MENOS COM O CRAQUE E MACONHA.
    INFELISMENTE A NOSSA CERVEJINHA,CANINHA(ADORO) FICARAM PRA TRÁS.
    FALANDO SÉRIO, ESSA DINHEIRAMA QUE OS GOVERNOS GASTAM COM ESSAS FESTAS(NÃO SOU CONTRA,DESDE QUE COM O DINHEIRO PRÓPIO) FOSSEM GASTOS NA SAÚDE, EDUCAÇÃO,TRANSPORTE,...ESTARIAMOS MAIS FELIZES.

    ResponderExcluir
  69. A mais cruel das verdades é a priorização dos gastos relegando para segundo plano as grandes demandas da população mais carente que são saúde educação e segurança. Quem tem recursos que os gastes como achar melhor, mas colocar dinheiro do estado para poucos usufruirem é totalmente questionável. A populaçao deve acordar e ter conciência que pode interferir nessa farra com os recursos que seriam prioritarios para a saude, educação e segurança.
    Meus parabens pela tua coragem

    ResponderExcluir
  70. Fantástico seu comentário, muito bom, parabéns,finalmente alquém falou uma verdade na televisão. Bom seria se as pessoas acordassem para o que é o carnaval, aliás, festa carnal onde o inimigo vem buscar suas presas.Comentários contrários ao que a jornalista falou só vai demonstrar o grande imbecíl que está atrás de um teclado criticando.

    ResponderExcluir
  71. Parabéns, concordo plenamente com tudo qu foi descrito, só faltou falar do congresso que entra em recesso por causa do carnaval porque "quem não gosta de carnaval" não é? principalmente político!!!

    ResponderExcluir
  72. Rachel... continue compartilhando com o povo brasileiro os temas sobre os quais precisamos refletir...

    ResponderExcluir
  73. Bom Dia Raquel,

    Você está de parabéns pelas belissimas colocações! O Brasil precisa de pessoas como você na TV para dizer a verdade para esse povo que se contenda com o circo.. É um triste verdade saber que o ano inteiro o Brasil espera o Carnaval chegar e só depois que tudo anda... REALMENTE LASTIMÁVEL!

    ResponderExcluir
  74. Alienação ZERO, censura ZERO, JORNALISMO 10, OPINIÃO 10, CLAREZA 10. Isto, certamente não é para qualquer um (a)
    A mais pura definição, da maior festa pagã do planeta.
    A verdade nua e crua, e muito bem explanada do "Carnaval "
    Os pecados da "Cidde Nua
    Claudio Gonçalves

    ResponderExcluir
  75. Obrigada por me dar um pouco mais de esperança!
    Que você continue brilhante e corajosa!
    Um abraço,
    Joana

    ResponderExcluir
  76. Parabéns, Rachel. Seu texto é objetivo e revela não uma verdade, como o amigo acima insinuou, mas um ponto de vista, uma perspectiva pautada em um raciocínio crítico e coerente. Isso que você fez é jornalismo!

    ResponderExcluir
  77. Adorei o desabafo sobre o carnaval! Tirou as palavras da minha boca!!!!! Apoiado! Adorei a ilustração do homem com a máscara e vou apelidá-la de FALSA ALEGRIA. Parabéns pela crítica!!!!

    ResponderExcluir
  78. Jornalista sincera e corajosa! Crônica impecável sobre esta festa pagã que, no Brasil, somada às culturas mais deploráveis possíveis, se tornou a expressão máxima da falta de senso das proporções da utilização do poder público e da falta de seriedade desta nação.

    ResponderExcluir
  79. Rachel, parabéns pela sua coragem. Mesmo se eu gostasse de carnaval, acho que pensaria nas suas palavras. Eu não entendo por que um país como o nosso, pobre e ignorante, se entrega a tantos carnavais durante o ano e a vários feriados. Tem feriado pra quase tudo. Já pensou se houvesse também pelo dia da ignorância?

    Um abraço,

    Paulo

    ResponderExcluir
  80. Apoio total de uma pequena parcela da sociedade. Deus nos ajude nestes dias de tragedia nacional. CArnaval tô fora!!!!
    Parabens

    ResponderExcluir
  81. Corajosa! Mais incrível ainda é a Tv onde você trabalha permitir seu comentário. Geralmente este tipo de comentário contra uma coisa tão "brasileira" como o carnaval, só seria permitido em uma emissora religiosa, mas seu comentário foi bem crítico em relação ao mal causado e completamente imparcial, em relação a religião.Coisa rara. Fico até deconfiado.Uma vez tive a idéia de fazer um vídeo documentário com o Título: Carnaval...alegria, alegria. Mostrando apenas o lado triste da folia. Brigas, empurra empurra, gente vomitando, urinando nas ruas, polícia dando porrada, crianças perdidas, nos lolos de seus pais no meio da multidão sentindo-se assustadas, etc. Sugiro que você faça isso, você tem a faca e o queijo nas mãos. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  82. Fiquei impressionado com sua matéria... De uns tempos pra cá sentia uma incomodo ao pensar no carnaval, acho tudo muito vazio, mas não sabia como colocar em palavras, você colocou o tudo e muito mais de forma lúcida, clara e sem juízo de valores. Fico feliz em saber que tem pessoas como você que além de pensar além do óbvio se expõe na tentativa de mudança do que já está pré-estabelecido.

    Adorei teu espaço e desde já te sigo com muito gosto!

    Abraços. Dario DAriurtz

    ResponderExcluir
  83. Ola Rachel, sou de São Paulo e confesso que antes de ouvir ou ler a sua crítica eu já estava preparado para atirar a primeira pedra. Porém depois de ouvir e ler no blog eu entendi tudo o que queria dizer... O carnaval deveria ser uma festa do povo, ricos e pobres, pretos, brancos, amarelos, católicos, protestantes. Enfim, não passa mais de uma festa comemorativa dos donos de cervejarias para encher seus cofres.

    ResponderExcluir
  84. Parabens pela bravura no jornalismo!
    De jornalistas assim que o Brasil precisa!

    ResponderExcluir
  85. Eu a saúdo com aplausos!
    A essência do jornalismo é a busca pela verdade dos fatos! E saiba q isso sempre vai incomodar o mundo inteiro! Por isso vá, faça o que deve ser feito e diga o que deve ser dito, mesmo que ninguém goste de ouvir! A verdade não pode ser calada e ela clama pelas ruas! Clama por um lugar onde pode se fazer ouvir!
    Obrigado por ser um desses lugares com o vídeo e com o texto!
    Embora o preço deste encargo seja altíssimo [em vários casos houve morte] sua decisão corajosa é totalmente louvável! O mundo espera isso, mesmo que não consiga ver logo de começo... Ele espera os homens e mulheres que se levantarão com o estandarte da Verdade! Não cale a voz que berra dentro de você!
    Parabéns e continue sendo franca sem jmais vacilar ou procurar lados!

    ResponderExcluir
  86. Entro aqui para ler Sheherazade, me decepciono com a miniatura do pensamento dela e viro fã de Cacerenga. Vai entender!

    ResponderExcluir
  87. A primeira delas: o brasileiro adora carnaval.

    "Não acredito. Na paraíba, por exemplo, o maior bloco de arrasto disse ter registrado cerca de 400 mil foliões no desfile do ano passado. Mas, a população paraibana conta com mais de 3 milhões e 600 mil cidadãos.

    Portanto, a maioria da povo não foi para a rua ou por que não gosta de carnaval ou por que não se reconhece mais nessa festa dita popular."

    Discordo plenamente desse argumento. Dentre os principais fatores está o fato do bloco das Muriçocas do Miramar ocorrer em João Pessoa. Portanto, seria uma opção inviável para pessoas de cidades mais distantes da capital vierem usufruir da festa. Se levarmos em conta a população pessoense (cerca de 720 mil pessoas), o percentual de pessoas presentes é de cerca de 56%, altíssimo na verdade.

    ResponderExcluir
  88. Parabéns! Ótima crônica! Vamos acabar com este negócio de que carnaval traz algum benefício além da efêmera ilusão de felicidade. Como diz o poetinha em "A felicidade": "A felicidade do pobre parece a grande ilusão de carnaval. A gente trabalha o ano inteiro por um momento de sonho .... pra tudo se acabar na quarta-feira." (PS. te vi no @pavarini http://networkedblogs.com/f4qFo)

    ResponderExcluir
  89. Concordo em gênero, número e grau. Excelente texto.
    Parabéns pela coragem de dizer o que muitos pensam.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  90. Parabéns! É preciso muita ousadia para expor os podres de um evento tão aclamado no país (obviamente por motivos capitalistas).
    Fico feliz em saber que existem jornalistas tão conscientes.

    ResponderExcluir
  91. Fantástico o texto. Simplesmente fantástico.

    ResponderExcluir
  92. Parece que o autor do comentário acima não entendeu o espírito do texto. Parabéns, Rachel. Essa viralização é merecida. Continue assim.

    ResponderExcluir
  93. Olá Rachel Sheherazade! Depois de ter visto o seu maravilhoso vídeo no youtube, não podia deixar de fazer um comentário. Agradecendo a você a sua bela crítica a respeito do carnaval. No mais, parabéns! Precisamos de jornalista assim no Brasil!

    ResponderExcluir
  94. Parabéns pela sua coragem em falar o que uma grande parte da população sente mas não tem meios de expressar. ;)

    ResponderExcluir
  95. Amei todas suas postagens ...muito sensatas .

    ResponderExcluir
  96. Muito bom o texto, reflete oque a maioria dos brasileiros pensam!

    ResponderExcluir
  97. amei seu texto,falou tudo o que eu penso do carnaval, acho incrivel como as pessoas vao pra rua pra se divertir e nao conseguem se mobilizar diante de tanta roubalheira, corrupcao e violencia.

    ResponderExcluir
  98. Daniella GarciaMar 5, 2011 04:09 PM

    Rachel, inevitável reconhecer o quão verdadeiras são suas palavras, devido à grande repercussão. Concordo com sua opinião, especialmente no que tange a destinação de volumoso dinheiro público a um evento tão efêmero, enquanto outras necessidades do dia-a-dia precisam, com urgência, de serem tratadas como prioridade
    Entretanto, no cerne de nossa cultura, o carnaval desponta como o momento em que podemos extravasar nossas fantasias e alegrias que ficam reprimidas no cotidiano maçante a que muitos estão submetidos no resto do ano, independente de classe social. É um evento ritualístico, que não pode ser eximido ou resgatado em sua forma "romântica" de modo simples. Faz parte do nosso imaginário, e talvez o povo tenha sido ensinado a consumir esse formato, obviamente, pelos exploradores dessa nossa necessidade (embora não de todos), com seus interesses meramente pecuniários. Pena.
    Como sugestão, indico o livro de Roberto DaMatta, se já não o conhece, intitulado "Carnavais, malandros e heróis", que elucida com bastante propriedade a importância desse evento na nossa cultura.
    No mais, parabéns pelo texto e pela coragem de o expor. Que as críticas "nojentinhas" não sirvam como silenciadores de posturas contundentes que precisam ser expostas para, no mínimo, chamar a atenção ao debate, que é mais do que saudável.
    Grande abraço,
    Daniella Garcia (@GarciaDandan)

    ResponderExcluir
  99. Adorei seu comentário, como é importante para o nosso país ter pessoas sensatas que sabem expressas tais verdades de nosso país, parabéns e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  100. Parabéns pelo teu comentário corajoso sobre o carnaval... Muitos vão criticar, mas terás muito mais admiradores. Parabéns!! ;-)

    ResponderExcluir
  101. Rachel, sensacional o seu texto. Eu sou brasileiro, mas atualmente moro em Santiago, no Chile. Amo o Brasil e realmente é triste a realidade que vivemos como brasileiros. Merecemos um país melhor, mas para isso será preciso consciência crítica, que poucos a têm. Nao dá vontade de voltar às vezes... Parabéns pela sua coragem em tratar este assunto tao abertamente. Everaldo Alves Jr.

    ResponderExcluir
  102. Meu nome é Gadiel Anselmo, sou médico e músico e compartilho da sua opinião. O carnaval não poderia ser melhor descrito! Seu texto é perfeito! Admiro seu trabalho, com ponto de vista para iluminar as mentes paraibanas que andam carentes de bom jornalismo. Você é a luz no fim do túnel para a imprensa paraibana. Abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  103. Parabéns pelo comentário. Você expôs o que muitos pensam sobre o Carnaval. Devemos ser críticos. Carnaval ja é uma delinquencia e muita gente promíscua, infelizmente. Eu fui a um Baile de máscaras de amigos. Eu fiz parte de um grupo seleto. Mas eu fiz parte pq queria uma brincadeira sadia e onde pudesse levar meus filhos sem me preocupar com violência. Infelizmente moro próximo ao Sambódromo de Manaus e vejo muitos acidentes, assaltos e muita gente louuuca nesta época. Eu gostaria muito que as pessoas brincassem e curtissem a festa com mais responsabilidade. Quem pega muita onda acaba quebrando a cara num coral qualquer. Abraços

    ResponderExcluir
  104. De modo geral eu concordo com oque você disse.

    parabéns.

    ResponderExcluir
  105. Esperando a Quarta-feira de Cinzas! [2]

    Parabéns pelo texto. Sou de outro Estado e não conhecia o seu trabalho. Andei lendo algumas de suas postagens e apreciei a temática envolvida, bem como a abordagem adotada. Este blog já consta nos meus sites favoritos.

    ResponderExcluir
  106. Só para esclarecer algo: não tenho participação nenhuma em lucro do Carnaval. E também não gosto da festa. Discordo de um bocado de coisa que é feita com o Carnaval, principalmente no que diz respeito a finanças públicas. Contratação de banda sem edital prévio e desprivilegiando artista local não me agrada, por exemplo.

    Mas o que importa é perceber a repercussão que o texto da Rachel causou e a discussão que ensejou, e é por isso que ela deve ser respeitada como jornalista: usou muito bem da liberdade de imprensa para opinar sobre algo de acordo com seus entendimentos. Apesar disso, não achei interessante a maneira hostil com que ela trata o assunto. Por exemplo, dizer que “Carnaval só dá lucro para donos de cervejaria, para proprietários de trios elétricos e uns poucos artistas baianos. No mais, é só prejuízo.”, poxa, é uma festa popular sim, e dá lucro a essas pessoas em determinados locais. Além disso, a essência do evento popular não está ligada a festa grandiosa nem lucro. Carnaval não é só trio elétrico e abadá. Não mesmo. E se dá lucro para algumas pessoas, ora, livre iniciativa, quem trabalha e investe merece lucrar.

    Enfim, concordando ou discordando (com tudo ou com parte dos argumentos), Rachel foi estopim para uma discussão importante. E por isso é que ela está de parabéns.

    ResponderExcluir
  107. Rachel, fico muito feliz por saber que temos, no Brasil, dentro de uma mídia manipuladora e defensora dos interesses das minorias detentoras de poder, uma pessoa com a sua inteligência e capacidade de demonstrar como realmente as coisas são no nosso país. Sou de Minas Gerais, não conhecia seu trabalho, parabéns e continue assim: corajosa!

    ResponderExcluir
  108. Parabéns, Raquel.

    Gostei muito do vídeo, do texto e da repercussão. Saiba que concordo com tudo que você disse e tenho algo mais a acrescentar.

    Como muitos devem ter visto nos últimos dias, tem chovido muito forte no estado do Maranhão um dos mais pobres do Estado, por diversos motivos, mas ontem o Governo do Estado promoveu um baile de Gala, privativo, em um hotel da rede Pestana, a poucos metros da orla marítima e da Avenida Litorânea, onde está havendo o desfile de "bandas" e apresentações de artistas "da terra" e de fora dela.

    Voltemos à chuva. O município de Trizidela do Vale está sofrendo com as chuvas e a cidade e arredores já conta com mais de quatro mil desabrigados por conta do transbordamento de um rio que já esteve cinco metros acima do seu nível normal.

    Há anos que a cidade de Imperatriz, a segunda maior do estado também vive a mesma situação, bem como outros municípios mais pobres.

    O que estou colocando é que o governo, eleito pelo povo está dando as costas para quem deveria estar cuidando levando abrigo, alimento, roupas, água potável e não entregando nas mãos de empresários que vendem drogas, químicas ou sonoras que entorpecem o povo e o faz esqucer das próprias desgraças durante cinco dias (mais em outros locais do país).

    Enquanto o povo de Trizidela e de outras localidades tenta se virar como pode, as ruas do centro da nossa capital receberam enfeites caríssimos, a "passarela" do samba foi armada (não há estrutura fixa para o desfile das escolas de samba na cidade) e a cidade praticamente está entregue às moscas e aos marginais que aproveitam a oportunidade para promoverem assaltos tranquilamente, pois como você disse, a polícia está ocupada tomando conta da segurança da "festa". Uma conhecida e duas de suas amigas foram assaltada em um ponto da cidade "bem" frequentado, achando que estaria segura, foram abordadas por dois marginais que levaram seus pertences e documentos.

    Esse é o retrato da "maior festa do mundo" e se dependesse do governo do nosso estado haveria carnaval todo mês.

    Saúde e Paz.

    ResponderExcluir
  109. Mário HenriqueMar 5, 2011 08:42 PM

    parabéns pela coragem com que externa a verdadeia face do nefasto festejo carnavalesco. Estava agora mesmo vendo alguns canais onde claro, a pauta não poderia ser outra se não a lucrativa máquina de alienação popular "o carnaval" e o que mais me chama a atenção é como aquele carnaval familiar dos bailes da confraternização entre amigos deu lugar a mais absoluta promiscuidade, se enaltece a todo tempo a mais absurda idéia de que música com forte apelo sexual, prática indiscriminada de sexo com todos e de todas as formas sem prevenção e em público associado ao grande consumo de bebidas e drogas é a mais perfeita fórmula da felicidade, tudo isso sem contar que tudo isso em partes é financiado pelo dinheiro público para que só os mais abonados possam como você mesmo falou ter a sua disposição ambulâncias, polícia entre outros benefícios, nessas horas não se pensa em quem simplesmente prefere não aderir ao novo e imoral carnaval. Mais uma vez parabén pela coragem e pode acreditar que todas as críticas que receber serão dos empresários do ramo ou pior de algum idiota que derreteu o cérebro com essas porcarias.

    ResponderExcluir
  110. Ótimo texto.
    Divulguei seu video em meu blog.
    Samba e Conciência. Parte 1
    Algumas vezes somos brindados com sambas de uma riqueza melódica ímpar. E por vezes essas letras trazem consigo um conteúdo histórico-político extraordinário.
    Irei exibir aqui alguns destes exemplares.
    http://amahet.blogspot.com/2011/03/samba-e-conciencia-parte-1.html

    Samba e Consciência. Parte 2
    Sensacional o video de Raquel Sheherazade, jornalista paraibana que trabalha na TV Tambaú de João Pessoa., conhecida por dar sua opinião de uma maneira mais direta.
    Neste vídeo critica o carnaval e como ele representa a alienação do povo e se consolida como fonte de lucro de mega empresários e pseudo artistas.
    http://amahet.blogspot.com/2011/03/samba-e-conciencia-parte-2.html

    ResponderExcluir
  111. Olá Raquel! Gostei bastante do seu artigo muito bem escrito e sem arrudeios com bastante personalidade. Concordo e respeito todos os comentários opinativos. Existem alguns números, relativos à arrecadação no carnaval de Salvador que não batem com alguns argumentos expostos, vale ressaltar que isso não tira o mérito da causa. No geral, parabéns pelo blog e pela sua atitude, passerei a acompanha-la com mais frequência via web.
    carnaval.Danilo Fedulo (daniloned@gmail.com)
    Salvador/BA

    ResponderExcluir
  112. Sou de São Paulo, não conhecia o seu trabalho! Parabéns! Fiquei muito feliz em saber que ainda existem jornalistas que não tem medo de falar, de falar a verdade Rachel. E vendo toda a repercursão percebi que existem mais pessoas que concordam conosco. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  113. Olha, sinceramente esse argumento foi um desastre. Eu entendo perfeitamente uma pessoa que tem uma certa aversão ao carnaval pelo fato da mídia centralizar a nossa cultura em tal evento, porém o argumento usado para nesse post é totalmente generalizado e pessimista. É um belo exemplo de uma pessoa que acharia, por exemplo, uma festa indígena ridícula por simplesmente terem costumes "diferentes" em seus trajes e valores sociais.
    O Carnaval favorece sim grandes empresários, é de fato um marketing. Mas a sua opinião é tão generalizada que você esquece dos donos de pousadas, restaurantes, todo um setor econômico onde prevalecem os microempresários. Você poderia expor a sua opnião com argumentos melhores, mas não conseguiu. O álcool mata muita gente o ano todo e no mundo todo e quando mata gente no caranaval, a culpa ontinua sendo do álcool. Como sempre, é muto mais fácil culpar o que vem de baixo.. Essa sua opinião eu sei exatamente o perfil das pessoas que a tem, infelizmente não é dos melhores.

    ResponderExcluir
  114. Sabe quando alguém diz tudo o que a gente pensa?Pois, é, Rachel, isso aí.
    Eu brinquei nos carnavais de antigamente, anos 50, mais precisamente quando eu era criança.E era diferente,sim,eesse tempo passa na minha mente pois tenho boas recordações.
    Eu escrevo e fiz a minha Crônica poética sobre o carnaval.
    Está em www.reflexoesemversos.com.br

    A Internet é maravilhosa, permite que tenhamos conhecimento sobre as pessoas que estão aí,lutando através das palavras.

    E que possamos estar fazendo um intercâmbio com elas.

    bjos

    arlete guimarães


    p.s- já estou te seguindo

    ResponderExcluir
  115. As letras aqui contidas expressam a síntese do desatino que mantém a sociedade atônita em meio ao entorpecimento gerado pela ausência da serenidade que enseja reflexão na moldagem apresentada. Tal comportamento, ressalte-se, anima os que laboram para a consecução do bem-estar do próximo, reiterando súplicas para que a verdade expressada na opinião serena e adequada esteja sempre a permear os nossos lares invadidos por uma programação medíocre e torpe. Parabéns, Rachel. Isso só contribui para a nossa admiração a sua postura.

    ResponderExcluir
  116. Concordo em número , genero e grau. Vejamos;

    Alguns blocos informam, apenas para criar espectativa para um número maior no próximo ano, que levou 500 mil pessoas no arrasto, o que me leva a uma reflexão... A nossa João Pessoa tem, segundo o IBGE, 723 mil habitantes,e se levando em consideração que somando com os municipios mais próximos podemos dobrar este número,totalizando 1.500.000 (um milhao e quinhetos mil)como pensar de forma honesta que um terço de todo este pessoal deixou suas casas e foi para um determinada festa de carnaval ? Tem organizador de bloco que só aparece neste perído mas esquece que a juventude vai se expor e que pode, inclusive, não voltar para o seio da familia após participar da festança. Quem organiza bloco e ganha dinheiro com isto tem a obrigação, no meu humilde pensamento, que ter politicas sociais, notadamente educacional, para minorar a violencia, dogras, sexualidade , etc...

    Lembro que o carnaval de clube ja foi a sensação de uma época mas acabou. Depois veio o das praias mas pensamentos como este seu eclodem de norte a sul. Gostaria muito de uma reflexão dos gestores públicos, da imprensa, dos organizadores do carnaval, dos país, de todos....

    Musicas atuais induzem ao alcool, velocidade, violencia e a degradação da mulher. Ou tomamos uma providencia desde já ou seremos forçados a viver apenas reclamando e sem nada poder fazer, exceto lamentações, choro e ranger de dentes na porta do Hospital de Trauma.

    ResponderExcluir
  117. Olá Rachel!Adorei conhecer seu trabalho e, principalmente, saber que você tem um espaço onde é permitido fazer esse tipo de colocação.Concordo com você, tuuudo o que falou assino embaixo, embora eu reconheça o valor do Carnaval para a nossa economia(Turismo), e acho, também, que ainda existem locais aonde a população brinca sem precisar de abadás ou fantasias caríssimas, aqui no Rio mesmo, existem blocos (muitos) e nas praias as pessoas se reunem para brincar...mas adorei suas críticas e acho que elas servem para nosso futebol também, que está perdendo suas características mais puras e sua arte para o dinheiro e patrocinadores.
    Ah...postei seu vídeo em meu blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  118. Viva ao circo!
    Cara Rackel me apaixonei por seu texto, profundidade e extensão que nele se encontram.
    O carnaval ainda me atrai em festas como as do bloco cafuçu. O que passa disso ma causar medo, não por mim, mas pelo sofrido povo que ri e aplaude o "show". Quem derá nossa educação fosse melhor. Por hora espero que nossas mentes amadureçam para melhores escolhas na política. Tal qual o ditado: o poder emana do povo. Se temos a sociedade que temos é por nossa vontade (a coletiva).
    Beijo.

    ResponderExcluir
  119. Olá , sou Professor de Sociologia Publiquei no meu blog o vídeo para uma reflexão crítica....Parabéns.

    ResponderExcluir
  120. O grande Feudo moderno humilha o cidadão, faz dele um escravo do trabalho sem tempo nenhum para a família.
    O grande Feudo enche a cara do cidadão com alcool para que ele se contente com sua vida medíocre e vazia.
    Eu fico de cara como a putaria e a hipocrisia hoje está solta nesse mundo, vejo crianças bebendo e praticando sexo como algo banal, depois se perguntam pq o casamento hoje é uma instituição falida, o pq que os filhos hoje são desgarrados...nos enchem de propaganda barata e mentirosa.
    Os bastidores de todo o segmento humano é bem mais sórdido e hipócrita do que essa embriagues de realidade.
    A diferença dos escravos de antigamente para os de hoje é que os de hoje recebem 13° e férias.
    Sociedade patética que se baseia no dinheiro que vem justamente de dívida.

    ResponderExcluir
  121. Gostei tanto da postagem Rachel, mas acabei de acordar e agora vou tomar aquela cerva antes de escovar os dentes e esperar a hora do Chicletão retornar para avenida quebrando tudo.
    Tem coisa mais importante para senhora postar.
    Sou teu fã, mas CARNAVAL é CARNAVAL.
    Em todo seguimento quem mais lucra é a ELITE, é a lei da selva, fazer o que????

    ResponderExcluir
  122. Parabéns Rachel!
    Comentário conciso e preciso sobre a fantasia que é a sociedade brasileira.
    Mais uma vez parabéns por dizer a verdade numa sociedade cada vez mais omissa e refém do politicamente correto.
    A partir de agora sou seu fã!
    Um abraço,

    Arthur

    ResponderExcluir
  123. imprecionamos com a realidade...
    sabemos que o Brasil é assim,ricos se sobrepondo sobre os pobres,nao é novidade alguma.equanto ficarmos calado aceita pacivamente nossa situaçao caótica aqual vivemos a muito tempo,educaçao,saude,segurança,bem estar.as coisas nao vao mudar nunca infelismente.parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  124. Oi, Rachel! Não te conhecia. Conheci porque uma amiga postou teu vídeo no facebook. Te encontrei no twitter, também estou lá (www.twitter.com/vhvictorhugovh. Também sou jornalista. Sou músico, gosto de carnaval.
    Mas reconheço que teu olhar foi um olhar amplo, panorâmico, estrutural. Não concordo com tudo. Mas concordo, muito, com a necessidade de tua fala, de teu contraponto. Enfim, foi bom te conhecer, te ouvir...

    ResponderExcluir
  125. Fora o Congresso Nacional que só volta do recesso dia 15 (salvo engano). #aisim é PREJUÍZO!!!
    E concordo com todo o resto!

    ResponderExcluir
  126. O que dizer...você já disse tudo...e traduziu o meu sentimento em palavras...pois tudo o que vc disse é a mais pura verdade, sem falar que muita coisa ainda acontece no Planalto Central e que só ficamos sabendo da folia por lá meses depois, obrigada por falar por nós q como vc estamos e somos indignados com essa verdadeira palhaçada anual.Sou professora da rede pública de São Paulo e por aqui dou meu recado como posso.
    Bjos

    ResponderExcluir
  127. Raquel, desde a miséria moral em que se encontra este país, você se eleva a uma posição verdadeiramente corajosa e verdadeira, superior, para criticar este evento praticamente sacrossanto para todo "bom" brasileiro. Além da própria coragem você foi magistral no sentido de fugir da velha e repetitiva semântica esquerdista de que "isso é coisa de capitalista" ao mesmo tempo que colocou o dedo na ferida dos "capitalistas" sobre a falsidade do benefício financeiro que supostamente traria o evento nacional. Fugir dos lugares comuns, ultrapassar a retórica do politicamente correto, este, para mim, é teu grande trunfo. Força e Glória.

    ResponderExcluir
  128. parabens rachel.
    sou de porto alegre, uma cidade que graças a deus nao sofre tanto com o carnaval quanto outros lugares.

    adorei seu texto, vc esta de parabens. nao desanime com eventuais criticas destrutivas. vc esta atingindo muitas pessoas, de diversas maneiras. quanto a mim, vc falou o que penso, entao so tenho a te agradecer por exteriorizar parte deste meu sentimento que é um misto de frustração com indignação.
    abraço

    rafael beltrame

    ResponderExcluir
  129. Você é um exemplo de profissional.
    Exímia, admirável.
    A melhor coisa de todos os tempos foi esse vídeo ser postado, e você ter sido reconhecida por todos nós.
    Torço para que sua carreira se propague e você seja reconhecida por todo o MUNDO.
    Parabéns por tamanha inteligêcia, perspicácia, você sim é uma jornalista de verdade!

    ResponderExcluir
  130. Respeito muito seu direito de opinar, mas considero os seus argumentos muito frágeis, pelo menos alguns deles.
    O fato de o carnaval ser uma festa de origem estrangeira é irrelevante e até um pouco perigoso, pela carga xenofóbica. O Brasil é um país de imigrantes. Sob esse mesmo argumento, também são manifestações dignas de desprezo o cinema, o direito (atividade que exerço) o teatro e até o jornalismo, todos de origem alienigena.
    Em segundo lugar, o carnaval é uma festa popular sim. Aqui no nosso estado por exemplo em Lucena e Gramame você, que possui uma visão mais ampla que a minha, dificilmente reconhecerá a elite. Além do mais, por trás de uma banda de Axé, existem milhares de carregadores de som, por trás de uma empresa de cerveja extistem todos os funciórários... é faz parte da estrutura de nossa sociedade capitalista.
    É preciso cautela com o radicalismo. Acho que a sua opinão, muito bem exposta, peca por isso. O respeito ao gosto alheio é essencial em um ESTADO DEMOCRÁTICO e uma qualidade muito apreciavél a um jornalista.
    No mais, parabéns pela coragem de por a "cara a tapa" desta forma. Esta também é uma grande qualidade de uma boa jornalista.

    Att.
    Ramon Diego Freire de Araújo
    ramonfreire@oi.com.br
    João Pessoa - PB

    ResponderExcluir
  131. Rachel, procurei seu blog, perfil do twitter e facebook no google na tentativa de te parabenizar por sua opinião sobre o Carnaval. TUDO oque você disse é verdade!!! Os que estão incomodados são a parcela da população que é conduzida pela política do "PÃO E DO CIRCO". Os romanis faziam isso muito bem e pelo que vemos o Brasil aprendeu a lição. O PIOR É QUE FUNCIONA COM A MASSA!!!Parabéns novamente por sua coragem!!!!

    ResponderExcluir
  132. Parabéns Raquel, continue assim, a verdade precisa ser dita neste País engabelado por mentiras ditas por meios de comunicação de rabo preso e governantes corruptos e em falta com seu povo. O Brasil tem de deixar de ser uma nação de tolos e avançar em civilização. Fico muito feliz em ver uma nova geração de jovens como você lutando para tirar este País do atoleiro e subdesenvolvimento.

    ResponderExcluir
  133. Eu virei sua fã! Amei seu comentário, sua bela voz, sua elegância e sua dicção. Não conhecia seu trabalho, agora conheço e sou fã. Que bom que há jornalistas sérios que não temem falar as verdades que as pessoas precisam ouvir. Também não sou contra o carnaval, só não gosto de ser ludibriada. Pão e circo para o povo, assim eles ficam entorpecidos e felizes... cedados... drogados... seu vídeo é um antídoto eficaz.

    ResponderExcluir
  134. A primeira delas: o brasileiro adora carnaval. E gosta mesmo.

    Segunda falsa verdade: o carnaval é uma festa genuinamente brasileira. Quem disse que era uma festa de origem brasileira? Só se for tú.

    Aqui em pernambuco o carnaval é de graça, venha pra cá e seja feliz. E se for falar em dinheiro ele se faz necessário pra tudo hoje em dia, até para o amor, qual mulher se casaria com um desempregado?.

    Você citou a segunda verdade e depois foi para quarta, estranho, não? Em carnaval não há disso de boa ou má música, há a música do momento que faz dançar.

    Viva a diversidade ou você quer que as pessoas só gostem do que tu acha que é música boa?

    ResponderExcluir
  135. Rachel! Sou de Brasília - Cidade com fama de corrupta - e adorei o seu texto. Em meu serviço acompanho diariamente as publicações do Diário Oficial do DF. Recentemente, observei que foram liberados mais de 9 milhões para as escolas de samba daqui, e olha que nem há tanta participação popular assim no nosso carnaval. No mesmo dia, assisti a uma reportagem no Noticiário Local informando que as ambulâncias do SAMU ficam mais de horas PARADAS nos hospitais aguardando o retorno das macas.
    Adorei seu comentário no jornal. Confesso que não conheço seu trabalho, mas com certeza passarei a buscar assisti-la, ainda que seja pela internet. Boa sorte na sua estrada! Fico feliz que existam jornalistas como você!
    E a propósito, Deus do céu, como você é linda!!! rsrs
    Um abraço e muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
  136. Apesar de compartilhar parte considerável de sua opinião, cabe lembrar-te que é ônus justamente daquele que opinia subsidiar sua argumentação com dados que suportem a proposição, do contrário, é uma crítica vazia e genérica, cheia de argumentum ad hominem. Os dados estão disponíveis para serem consultados e tornados em informação. Esquece-te que a logistica do carnaval emprega centena de milhares de cidadãos, que as venda de produtos geram arrecadação expressivas de impostos, que o carnaval atrai turistas de fora de suas bases regionais, seja ou não deste país, aumentando venda de passagens areas, indice de ocupação em hotéis e demanda em geral do setor de serviços. Há, sim, comerciários que dependem quase exclusivamente do carnaval e outras festas típicas para conseguirem o lucro maior que todos os meses "típicos" somados.
    Tudo isso que digo tem o apoio de instrumentos oficiais de pesquisa de órgãos do Governo e associação de comerciários.
    Em outro aspecto, resalta-se que o carnaval é parte indissóluvel de nossa cultura, assim como o futebol, assim como a bunda.
    Por mais que não me agrade, nada temos a ver com que os outros se permitem ou se neguem a fazer e, criticar atitudes lascivas alheia, que em nada nos afeta diretamente, apenas demonstra nossa própria limitação em aceitar aquilo que fere nossos valores. Logicamente a hivemind discordará.
    Critica posta à critica postada, como o todo bom advogado do diabo de fazer.

    Sendo uma Paulistano em Brasília, não a conhecia. Parabéns pela atitude e beleza.

    ResponderExcluir
  137. Raquel Sheherazade, acabei de ver seu vídeo sobre o carnaval. E concordo que tudo o que você falou é apenas uma verdade que as vezes as pessoas não querem admitir.
    Parabéns pela crítica!

    Tassyane Gonçalves

    ResponderExcluir
  138. Precisamos de pessoas inteligentes e corajosas como você Rachel,com certeza a sociedade melhoraria e muito,valeu!

    ResponderExcluir
  139. Rachel,
    Parabéns!! Maravilhoso comentário. Você deveria fazer comantários deste tipo a nível nacional.
    Carlos - São Roque - SP

    ResponderExcluir
  140. Que bom descobrir que existem pessoas como você, que utilizam o espaço televisivo para falar, também, a verdade.
    Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  141. Gostaria de parabenizá-la pela sua declaração, as pessoas não gostam de enxergar a verdade e por isso criticam, é exatamente o que esta faltando no nosso jornalismo, pessoas Transparentes e Realistas!!!

    ResponderExcluir
  142. Rachel, sou de outro Estado e não conhecia seu trabalho. Mas agora sou seu admirador! No seu texto você falou o que a minoria pensa mas, que por diversos motivos e medo, não têm coragem de expressar. Parabéns pela sua sinceridade e coragem de expressar ao público o que pensa.

    Você disse a mais pura verdade, matou a pau! Ótima e oportuna postagem!
    E mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  143. Seus comentários sobr eo carnaval brasileiro são perfeitos. Vi o video no youtube, sendo um dos mais acessados, e achei ótimo. O brasil precisa de mais pessoas na mídia que relatem as verdades que são ocultas pelas elites econômicas. Enquanto o poder ublico desvia milhões da verba do povo, para beneficiar a pequena elite financeira que tambem esta envolvida no carnaval, o brasil permanece um país de estruturas decadentes quando se trata de cumprir a obrigação do Estado com o povo.

    Parabens pela cara e a coragem de expor temas polemicos desta forma. Continue sempre assim.

    ResponderExcluir
  144. André Zizou (Jornalista) Fortaleza-CeMar 6, 2011 09:36 AM

    Parabenizo o excelente comentário. Sou de Fortaleza-CE e por aqui não é diferente. Compartilho com o sentimento que lhe foi aflorado e sinto tanto quanto pelo o que aflige o povo da Paraíba, bem como do meu Ceará.Mais uma vez, parabéns pela coragem e pela forma idônea, inteligente e responsável com a qual abordou esplendorosamente o assunto em pauta.

    ResponderExcluir
  145. PARABÉNS Menina !!!!!!!!!!!!!!!!! Ganhou um Fã em São Caetano do Sul-SP, Adorei tudo que escreveu.............Parabéns novamente

    ResponderExcluir
  146. Adorei seu texto. Hoje o carnaval é uma festa sem sentido, na qual se há um desperdício de verba e recursos públicos. Não vejo por que tanta gente achou sua opinião tão ofensiva, afinal, só vivem de carnaval: Cantores de axé, cervejarias e donos de clubes e escolas de samba!

    ResponderExcluir
  147. Parabéns, sensacional!

    Ganhou a admiração do único super-herói nacional.

    Bom carnaval! rsrs

    Super-Cury

    ResponderExcluir
  148. Apenas uma palavra! Maravilhoso!!!
    Seu comentario foi o melhor da decada meu anjo!!!
    ah.....eu te amo Rachel!!!! sem mais!

    ResponderExcluir
  149. Concordamos em gênero, número e grau com a análise e parabenizamos-lhe pela coragem de publicar este excelente artigo. Moramos em Parnaíba-PI e a partir de agora freqüentamos seu valioso Blog.
    Abraço forte, extensivo aos seus familiares.

    ResponderExcluir
  150. Simplesmente O MÁXIMO em jornalismo! Simplesmente o MÁXIMO! Você deveria ter clones, milhões deles! Parabéns e OBRIGADA por dar voz às milhares de pessoas que adorariam gritar este texto pelas ruas! Muito orgulhosa por ter uma JORNALISTA tão fantástica no meu país, um grande abraço e toda a minha admiração, Sara. Desejo que você consiga se manter assim para todo o sempre, sem se curvar às pressões que certamente virão! Um abraço de novo!

    ResponderExcluir
  151. Parabéns, muito coerente, muito equilibrado e verdadeiramente real.
    As verdades absolutas de que todo brasileiro gosta de samba, carnaval e futebol é que justificam os ricos explorarem tudo e o povo pagar a conta, muito da culpa por isto se deve a tal imprensa livre que passa para o povo a ideologia de quem domina os meios de comunicação e produção.

    ResponderExcluir
  152. Excelente o texto. É bom saber que ainda temos PROFISSIONAIS DA IMPRENSA (em maiúsculo msm), que fazem valer a liberdade de manifestação de pensamentos que nem sempre é permitida ao povo e, qnd é, surge de forma falseada e manipulada. Adorei o texto, como toda pessoa consciente e desprovida de falsas emoções e felicidade efêmera. O impressionante disso tudo é que, imediatamente após a "festa da carne" - carnaval - começa-se a "festa espiritual" - quaresma. Esse tipo de contradição chega a ser ignorante. De uma forma ou de outra, sigo como vc, esperando esperançoso pela quarta-feira de cinzas.

    ResponderExcluir
  153. Seu comentário no YouTube tá fazendo o maior sucesso.
    Repercussão nacional.
    MEUS PARABÉNS!
    --
    Se você fizer uma "parte 2", tente também enfocar outros aspectos, não só o econômico, mas no plano cultural e moral, e os impactos que toda essa baixaria trazem à população.
    --
    Hugo von Hofmannsthal: "Nada está na política de um país sem estar primeiro na sua literatura."
    A cultura também faz parte disso, por isso eu vejo quão grave é a disseminação dessa cultura de galinheiro que o povo coloca num pedestal das mais elevadas criações humanas.
    --
    Você é uma mulher muito bonita e inteligente, espero que continue sempre expondo a realidade tal como você a vê, sem ceder à essa pseudomoral, que é a conduta politicamente correta!

    ResponderExcluir
  154. Seu comentário no YouTube tá fazendo o maior sucesso.
    Repercussão nacional.
    MEUS PARABÉNS!
    --
    Se você fizer uma "parte 2", tente também enfocar outros aspectos, não só o econômico, mas no plano cultural e moral, e os impactos que toda essa baixaria trazem à população.
    --
    Hugo von Hofmannsthal: "Nada está na política de um país sem estar primeiro na sua literatura."
    A cultura também faz parte disso, por isso eu vejo quão grave é a disseminação dessa cultura de galinheiro que o povo coloca num pedestal das mais elevadas criações humanas.
    --
    Você é uma mulher muito bonita e inteligente, espero que continue sempre expondo a realidade tal como você a vê, sem ceder à essa pseudomoral, que é a conduta politicamente correta!

    ResponderExcluir
  155. OLÁ RACHEL.
    FICO FELIZ EM SABER QUE AINDA HÁ VIDA INTELIGENTE NESSE BRASIL. FOI COM IMENSA ALEGRIA UE POSTEI SEU VÍDEO NO MEU BLOG E APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA PARABENIZÁ-LA PELA CORAJOSA MATÉRIA E AO MESMO TEMPO PEÇO LICENÇA PARA LINCAR SEU BLOG NO MEU E PARA PUBLICAR MATÉRIAS SUAS (CITANDO À FONTE) TAMBÉM NO BLOG.
    ABS DO:
    www.betocritica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  156. Ana Maria SallesMar 6, 2011 11:07 AM

    Parabéns!! Tudo o que vc colocou é pura verdade!
    Precisamos de pessoas ousadas para mostrar o quanto essa folia, outrora sadia, é sinônimo de
    bestialidade e loucura...

    ResponderExcluir
  157. Sou de Pernambuco, eu só tenho que dizer PARABÉNS!!!, mostrou o outro lado do carnaval, "tirou a máscara", a verdadeira face, GOSTO de carnaval, mas, sou REALISTA no que ocorre no meu país e principalmente na minha cidade, sou A FAVOR da VERDADE nua e crua, da COBRANÇA, do RESPEITO e de ORDEM e PROGRESSO.

    ResponderExcluir
  158. Casa comigo e casa comida roupa lavada e ainda cuido dos filhos enquanto você escreve essas lindas e maravilhosas verdades.
    Brincadeirinha,além de inteligente és linda,uma perfeita obra de Deus.

    Beijão

    ResponderExcluir
  159. Rachel...concordo com tudo o que você disse e ainda acho que daria para acrescentar.Em frases diretas você conseguiu descrever a indignação de muitos brasileiros que não aguentam mais levar "torta na cara" e aguentar essa cultura odiosa que impera em nosso Brasil.Parabéns e espero que outros jornalistas famosos sigam o seu exemplo de dizer o que pensa e não ficar "maquiando" notícias que alimentam ainda mais a roubalheira e a pouca vergonha dominante neste país.

    ResponderExcluir
  160. Virei seu fã !! Parabéns pelo video do carnaval ! Vou mandar uma copia para Bonner e Fatima Bernardes para eles aprenderem !!!

    ResponderExcluir
  161. O povo brasileiro é um povo carente da verdade.
    Se tivesse umas 3 comentaristas como você em rede nacional o Brasil seria outro,mas quem disse que o interesse é esse?
    Querem o povo burro e na miséria para ser melhor controlado.

    Parabéns,estas bombando na net.

    ResponderExcluir
  162. http://www.youtube.com/watch?v=CxDLPl5fNaM

    Pra combinar com o artigo.
    Linda maravilhosa inteligente.

    ResponderExcluir
  163. Parabens! Bati palmas sozinho pro seu comentario!
    A verdade nua e crua!
    Faço de suas minhas palavras!

    ResponderExcluir
  164. Além de inteligente você é linda. Casa comigo?

    ResponderExcluir
  165. Rachel, complementando meu comentário, sugiro que leia este texto: "Bandidos e letrados", de Olavo de Carvalho - http://www.olavodecarvalho.org/livros/bandlet.htm

    ResponderExcluir
  166. Rachel,

    Você esta de parabéns por não ter medo de dizer a verdade!

    Faltam pessoas assim no Brasil, que não se rendem ao politicamente correto e a demagogia!

    Gostaria de complementar sua fala... O Carnaval da prejuízo de outra forma, como esse monte de feriados, que faz parar a economia e atrasar negócios. Eu passo por isso direto.

    Minha empresa esta esperando a liberação de um recurso em um banco, que graças ao carnaval, não foi efetuado.

    Estou pagando juros altos por isso... alias, deixar de cobrar juros estratosféricos nos feriados ninguém faz... agora para liberar meu dinheiro... ai é difícil!

    ResponderExcluir
  167. Ótimo texto, precisamos de mais jornalistas corajosas como você pra chutar o balde e ir direto ao ponto, mostrar a realidade do país.
    Chega de demagogia e opiniões politicamente corretinhas na TV, por isso a cultura tá um lixo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  168. Texto fantástico, Rachel. Excelentes argumentos. Faço das suas palavras as minhas. Mas é uma pena que a imensa maioria da nossa população não pense assim. Chega a ser assombroso pensar no futuro desse país com uma população tão ignorante.
    Renata.

    ResponderExcluir
  169. Cara Rachel,
    Seu comentário foi bastante lúcido e interessante. Acho que você tem 90% de razão. Mas falta a você conhecer o carnaval do Rio de Janeiro: aqui ninguém gasta dinheiro nenhum para brincar o carnaval. Basta sair de casa com um short e uma blusa e ir atrás de qualquer bloco, inteiramente de graça, sem cordas ou impedimentos. As bandinhas vão no chão, tocam muito o velho carnaval de outrora e o povo atrás.
    Outra coisa sobre a qual gostaria que você refletisse e que fosse motivo de comentários tãos inflamados quanto aquele: se juntarmos todos os feriados religiosos da igreja católica - o país é laico - os dias em que o país para serão muito mais numerosos. Basta só olhar para a semana santa. Ou feriados religiosos podem e os "profanos", não?
    Eliane F.C.Lima (http://literaturaemvida.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  170. Srta.
    .
    Sua TV realmente está de parabéns por permitir que pessoas como você possam tecer comentários como o que fizestes. Aqui em Natal não é diferente. Também sofremos com o descaso o ano inteiro e quando chega o CARNATAL, parece que a cidade vira uma meretriz para os turistas. "Bela por fora, triste por dentro".
    Se me permites, acompanharei o seu blog.
    O Marquês de Pindorama.

    ResponderExcluir
  171. Parabéns, finalmente alguém sensata , eu costumava festejar carnaval, tenho 35 anos e hoje vejo o mal nesta "inocente e alegre festa", minha opinião e' que o carnaval, ou vale da carne em seu nome de origem e' um disperdicio de forca humana e dinheiro assim como futebol ou qualquer evento que mobilize massa e que seja de inutilidade para o bem do ser humano tanto material como espiritual ou intelectual.

    Parabéns, continue assim sendo

    Marcelo Gutierrez

    ResponderExcluir
  172. Eu concordo com tudo o que você falou...
    como chamam de "festa democrática" uma festa que invade as ruas por onde são obrigados a passar aqueles que estão saindo do trabalho?
    Eu até gosto de carnaval... mas tem limite!
    E limite, é uma palavra, que não existe mais no carnaval...

    ResponderExcluir
  173. Muito bom o seu texto e os dois vídeos. Voto em você pra presidente quando se candidatar!! rsrs..
    Grande abraço, e obrigado por dizer ao mundo o que nós muitas vezes queremos dizer mas tememos as reações das pessoas.

    ResponderExcluir
  174. "Raquel"
    Ops,Rachel,deixo aqui um site para você conhecer (se é que ainda não conhece) muito bom.


    http://www.midiasemmascara.org/

    Do Sr Olavo de Carvalho.

    ResponderExcluir
  175. Caminhos tortos mostram as pessoas certas.
    Por favor, busque um filme (gratuito) chamado ZEITGEIST ADDENDUM, e depois sua sequela, ZEITGEIST MOVING FORWARD.

    Alguem do seu perfil precisa conhecer estes filmes.

    Sinta-se livre para escrever, comentando, criticando, agradecendo, o que desejar. Basta ir em meu perfil e meu e-mail estará disponivel nele.

    Um jornalista que tem opinião critica merece minha atenção.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  176. Eu apoio Rachel!!
    Só é merecedora de crítica a opinião contundente. Se sua opinião polemizou, é porque repercute a insatisfação de milhões de brasileiros. E ainda aqueles que se posicionam contra, é porque percebem sua veracidade e tentam (seja de boa ou má fé) encontrar argumentos que neguem o que incomoda.
    O Brasil é um país de imensa cultura mas pobre de identidade, a qual se busca afirmar no carnaval, entre outras tantas falsidades.
    Felizmente, quando ouvimos uma crítica como a de Rachel, percebemos que também a inteligência faz parte de nossa cultura!

    Mauro Castro

    ResponderExcluir
  177. Ser jovem e não gostar de carnaval no Nordeste (não falo das outras regiões pq simplesmente não conheço)não é fácil.

    A música é um lixo e a festividade é ridícula. Quem não gosta de Axé e cia fica a margem da sociedade.

    Obrigado Rachel. Obrigado pq antes achava que apenas eu, nesse estado, pensava assim.

    Parabéns e mais sucesso.

    ResponderExcluir
  178. Roberson CasarinMar 6, 2011 02:45 PM

    Rachel, embora goste bastante do Carnaval, sou obrigado a concordar com você no seu texto e vídeo. Parabéns

    ResponderExcluir
  179. Parabéns Rachel,acabei de ver o polêmico video e fiquei impressionada,pela sua coragem e excelente postura na resposta pós repercussão."Vc é uma jornalista autêntica,de pulso firme.Não conhecia o seu trabalho,porém virei uma grande admiradora sua.Não tenho nada contra o carnaval,porém o que vc falou é FATO.E é preciso muita coragem p/ expor esses argumentos perante a mídia.
    Sou baiana e tbm virei sua admiradora.
    Sucesso p/ vc!!

    ResponderExcluir
  180. Não só no twitter. Tu estás na primeira página do youtube há dois dias seguidos. Isto significa uma coisa: que você é bonita. Brincadeira. Significa que carnaval é um assunto tabu. Ninguém pode criticar que todo mundo cai em cima. Mas vamos que vamos porque a escuridão só perdura até o momento em que entra a luz.

    ResponderExcluir
  181. Que maravilha é a internet... graças a essa ferramenta podemos descobrir pessoas como a Rachel, e graças a ela Tb, pessoas como ela podem compartilhar conosco suas experiências, suas criticas, sua inteligência... Pelo Twitter descobri o blog da Rachel. Entrei, comecei a ler suas criticas, virei fã. Parabéns pela coesão dos textos e pelo conteúdo das matérias.

    ResponderExcluir
  182. Rachel parabéns por sua dignidade e desassombro!
    Fossem todos os jornalistas e o jornalismo corajosos como você, este país seria bem diferente do que é.Parabéns ,parabéns,um beijo no seu coração!!!

    ResponderExcluir
  183. Parabéns pelo comentário! Adorei! J'adore!! Finalmente alguém com total coragem para detonar publicamente essa "festa" decadente!! Essa declaração em meu ponto de vista é uma verdadeira Máxima Filosófica! Continue assim. Essas atitudes genuinamente nobres só nos faz crer que no Brasil existem pessoas verdadeiramente Virtuosas, assim como você!

    ResponderExcluir
  184. Parabéns ! Tudo e verdade! Oder in gut Deutsch- Herzlichen Glückwunsch! Stimmt alles!!!

    ResponderExcluir
  185. Parabéns, belo texto!
    Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  186. Rachel Tenho acompanhado na medida do possível, variados tipos de reportagens e respectivos comentários, para avaliar a reação das pessoas. Nesta BRILHANTE reportagem, fiz também questão de investir tempo, para verificar todos os comentários, e fiquei bastante feliz com uma quase unânimidade dos expectadores A FAVOR DO QUE VOCÊ DISSE. Além de ter me sentido representado por ti, na expressão de suas palavras, uma vez que não tenho este espaço que a você é merecidamente confiado, me enchi de esperança, ao observar uma maioria quase absoluta, a apoiá-la, dentre os quais, felizmente também eu. Sou paulista, e dentre outras mazelas e imundícies da política, uma constatação, não menos do que outras, me indignou bastante, mais precisamente nos últimos 8 anos, pois fomos representados por um Sr. que entre tantas bravatas e mentiras, se esmerou SUTILMENTE, na empreitada de vender aos nossos irmãos nordestinos, um país dividido em [ Sul e Sudeste ] e [ Norte e Nordeste ], insinuando que por aqui, sejamos preconceituosos para com nossos compatriotas e irmãos, da parte de cima do nosso belo mapa do Brasil, o qual aliás, lembra muito, um rosto de perfil, meio cabisbaixo e triste. Por esta analogia, vejamos que nossos irmãos nordestinos, se encontram na parte que representa a cabeça do nosso mapa. Mas enfim, para não me estender ainda mais, quero manifestar que fico duplamente contente. Pelas suas corajosas palavras e pelo fato de você estar aí na Paraíba a representar dignamente compatriotas, irmãos brasileiros, que sempre foram e serão, muito bem recebidos aqui em São Paulo, ao contrário dos discursos preconceituosos e sujamente eleitoreiros, daquele senhor que se esmerou em dividir nosso pais em dois eleitorados, para tirar benefício deste lamentável feito. Não creio que seja necessário fazer menção ao nome do político em questão, mas gostaria de lembrar, para quem quiser refletir a respeito, que ao que tudo indica, ele AMA este lugar onde ele diz haver tanto preconceito, pois, optou por continuar a viver aqui, com tantos lugares maravilhosos para se viver no Norte ou Nordeste, de nosso país. Pode parecer oportunismo, mas não creio, pois, você falou de carnaval e política, e eu também o faço, na tentativa de diminuir ao menos um pouco, os efeitos nefastos QUE AS MENTIRAS PROPAGADAS PELO POLÍTICO CITADO, produziram entre duas regiões de um país, que formam um só povo, e que se tratam como irmãos, em sua ESMAGADORA MAIORIA! Particularmente, não considero o Sr. político como um representante do povo do Norte e Nordeste, possuidor de tantos valores tanto quanto os de outras regiões. Particularmente, como brasileiro, me senti envergonhado por ter sido representado por ele, NÃO POR CONTA DA ORIGEM REGIONAL DELE, mas única e exclusivamente por conta de uma conduta desprovida de escrúpulos, voltada única e exclusivamente para ele mesmo, fazendo-se valer para tanto, da fomentação de animosidades entre IRMÃOS DE UMA NAÇÃO. Querida Rachel, obrigado por representar tão a altura, todos os nossos irmãos do Norte e do Nordeste, bem como, a mim, este compatriota, irmão de nação, daqui da terra da garôa. Nos ajude a Limpar esta Suja divisão inventada eleitoreiramente, para nos manter em conflito, enquanto eles se deleitam de nossas riquezas. Abraços, Dorival José Borges São Paulo - BRASIL

    ResponderExcluir
  187. Parabéns, parabéns, parabéns!
    Quando eu vi o link no youtube pensei que seria mais alguma pessoa que tivesse falado bobagem demais, mas resolvi ver o que era e virei sua fã.
    Continue com seu fantástico trabalho!

    ResponderExcluir
  188. Amada! tem certeza que nao te fizeram nehuma proposta para integrar um jornal de abrangencia nacional?! Gente de Deus! Essa mulher precisa de espaço em rede nacional, ja virei sua fã,kkkkkkkk.É isso ai!

    ResponderExcluir
  189. Parabéns Raquel Sheherazade, pela coragem em expressar com intilgenica essa opnião em relação ao carnaval que já passou de todos os limites.
    Eu também tenho essa preocupação e opnião em relação a tudo que você disse, principalmente as músicas. Estou me sentindo aliviado, achava que eu era de outro planeta. Olha quantas pessoas tem a mesma opnição. Espero que você não sofra represarias pelo seu pensamento, de ser verdadeira e autentica. Mais uma vez parabens, sucessso, continue assim

    Messias Filho
    @radarnoticia
    http://www.radarnoticia.com.br

    ResponderExcluir
  190. ah! esqueci de dizer me nome Sara Porto-Velho/RO

    ResponderExcluir
  191. Fabinnho sousa disse "...mas acabei de acordar e agora vou tomar aquela cerva antes de escovar os dentes e esperar a hora do Chicletão retornar para avenida quebrando tudo.
    Tem coisa mais importante para senhora postar.
    Sou teu fã, mas CARNAVAL é CARNAVAL.
    Em todo seguimento quem mais lucra é a ELITE, é a lei da selva, fazer o que????"

    Cérebro de ervilha. Ervilha podre,por sinal. Vê se a "cerva" de café da manhã não vai te fazer esquecer a camisinha... Porque uma ervilha podre, com HIV e HPV já é demais! Sem falar na possibilidade de perpetuar a especie! Seria um desastre colocar uma criança no mundo com os seus genes...

    ResponderExcluir